Energia Solar

Inversor Solar: Tudo o que você precisa saber está aqui

3 julho, 2019

Você sabe por que precisa de um inversor solar? Como ele funciona? Posso instalar Energia Solar sem um Inversor Solar? Para sanar as principais  dúvidas, criamos este conteúdo para explicar, de maneira simples e concisa, que você e sua empresa podem estar perdendo dinheiro.

Projetos que utilizam a energia solar fotovoltaica não são mais apenas um sonho, mas sim a realidade no dia-a-dia de brasileiros. Eles buscam economia e alternativas sustentáveis para geração de energia.

Os painéis fotovoltaicos são utilizados para transformar a radiação solar em  energia elétrica. Para que isso seja possível, é necessário a utilização de um inversor que converte corrente contínua para corrente alternada.

Até aí, você certamente já está familiarizado, mas com tantas opções no mercado, é importante determinar a finalidade do seu sistema e, principalmente, para o inversor fotovoltaico. E nesse momento te convido a acompanhar o artigo de hoje. Assim, dúvidas não mais terão espaço em suas decisões. Boa leitura!

 

Mas afinal, o que é inversor solar?

 

Como sabemos, nossos equipamentos eletroeletrônicos, em sua maioria, funcionam em corrente alternada, já os painéis fotovoltaicos geram energia em corrente contínua. Por isso, é necessário um dispositivo que transforme essa corrente contínua em corrente alternada. De maneira simplificada, o inversor é um adaptador de energia, indispensável para os sistemas fotovoltaicos.

Esquema de aplicação do inversor. em uma residência abastecida por energia solar fotovoltaica.
Esquema de aplicação do inversor. em uma residência abastecida por energia solar fotovoltaica.
Fonte: Solar Energy, modificado pelo autor.

 

E mais que sua ocupação, ele contribui com a segurança de todo o sistema, oferecendo monitoramento eficaz. É também, responsável pela otimização de energia produzida e distribuída.

Ele pode ter ou não um transformador em seu interior. O inversor solar que não possui o transformador, potencializa a energia produzida, visto que transformadores geram calor. Isto é, quanto menos energia térmica produzida, menor será a perda de energia elétrica. É isso que torna o inversor fotovoltaico uma excelente opção.

 

E como funciona o inversor fotovoltaico?

 

Um inversor típico é constituído por três circuitos: um oscilador, que converte a tensão contínua pura em pulsos de tensão (tensão contínua pulsante). Os pulsos são necessários pois o transformador só opera em correntes que variam.

Sendo assim, o próximo circuito é o transformador, que irá elevar os pulsos de baixa tensão do oscilador e fazer a conversão para corrente alternada através do fenômeno conhecido como indução eletromagnética.

Por fim, é necessário um circuito regulador para estabilizar a saída do inversor e proteger a instalação elétrica contra picos de tensão.

Esquema elétrico de um inversor DC/AC típico
Esquema elétrico de um inversor DC/AC típico.
Fonte: Instituto Newton Braga.

 

A tecnologia varia de inversor para inversor sendo, alguns casos, dispensado o uso de transformadores no circuito do inversor. Somente em alguns países é exigido o uso de inversores com transformador, porém no Brasil, não é necessário a presença deste circuito. Desta forma, é muito importante conhecer as exigências da concessionária antes de comprar os equipamentos do seu sistema.

No meio do processo, o aparelho utiliza interruptores ou chaves eletrônicas, que podem ser transistores do tipo IGBT (Transistor Bipolar de Porta Isolada), IGCT (Portão Integrado Controlado) ou MOSFET (Transistor de efeito de Campo Metal – óxido – semicondutor).

E, como se pode concluir, este dispositivo – o inversor solar – se mostra essencial no sistema fotovoltaico para que os equipamentos que operam em corrente alternada, funcionem de maneira correta.

 

E como escolher um inversor solar confiável?

 

O inversor solar – em sua extensa maioria – é confiável. Entretanto, a forma correta de utilização é que gera maiores dúvidas. Para você adquirir um instrumento eficiente e seguro, é importante conhecer bem algumas características:

Eficiência

Para inverter a corrente contínua em alternada, o inversor fotovoltaico precisa ter a capacidade de economizar energia. O mínimo aceitável é de 94%.

Padrão de proteção

O aparelho precisa atender às recomendações NBR IEC 60529. Nessa norma são estabelecidos os graus de proteção para revestimentos de equipamentos elétricos, os chamados códigos IP.

O mínimo recomendável, para locais abertos, é o IP 55, que protege contra poeira e jatos d’água.

Onde será instalado

O inversor solar se adapta em diferentes locais, considerando as finalidades. Em uma residência, por exemplo, ele pode ser instalado perto do quadro de luz, próximo aos módulos fotovoltaicos ou em qualquer outro local.

Esse local deve considerar as necessidades do contratante: Pode ser fixado dentro de casa para acompanhamento de geração frequente ou colocar mais distante devido ao ruído emitido pelo inversor solar, ainda que se trate de um som baixo.

 

Quais inversores existem no mercado?

 

Grid-Tie

inversores-grid-tie
Inversores Grid-Tie

 

Grid-Tie significa “conectado à rede”. Este inversor é próprio para sistemas que visam reduzir a conta de energia, ou seja, conectado na rede das concessionárias. Com isso, o abastecimento de energia fica dependente da fornecedora local. Sendo assim, o inversor é projetado para desligar automaticamente caso falte energia na rede.

O inversor solar Grid-Tie copia a frequência da rede e interrompe o funcionamento para evitar curtos ou problemas resultantes da falha no fornecimento de energia da rede.

Os inversores possuem um sistema de monitoramento que faz o registro de dados integrados, conectando a uma rede wi-fi ou cabos Ethernet. Ainda é possível fazer a sincronização com a rede elétrica, para que a energia fornecida pelo sistema fotovoltaico seja a mesma da concessionária.

 

Off-Grid

 

inversor off-grid
Inversores Off-Grid

 

Off-Grid significa “desconectado da rede” ou “fora da rede”. São sistemas independentes da rede elétrica. Costumam ser utilizados em áreas isoladas ou espaços rurais, principalmente em locais sem acesso à eletricidade.

Costumam abastecer sistemas residenciais, de telefonia, de rádio, de monitoramento em geral, entre outros.

Para entender mais sobre as diferenças entre o sistema Off-Grid e o sistema Grid-Tie, temos um post dedicado a este assunto. Clique aqui para saber mais!

 

Conclusão

 

Ter um sistema de energia solar na sua empresa ou residência é investir em um sistema seguro, econômico e sustentável. Por se tratar de um sistema com uma vida útil longa (mais de 30 anos), é necessário escolher profissionais competentes para a realização do projeto e instalação do gerador. É fundamental que os profissionais sejam qualificados e ofereçam um atendimento personalizado.

 

E então, ainda restam dúvidas? Comente aqui com sua opinião sobre o assunto! Você conhece os outros equipamentos necessários para instalar energia solar na sua casa? Veja aqui no nosso post explicando tudo sobre o kit de energia solar!

painéis solares giratórios